Tags

, , , , ,

Pra quem acha que ser fotógrafo(a) é só ter uma câmera profissional e sair por aí tirando foto do céu, paisagens e flores está muito enganado. É muito mais do que isso: são fundamentos, teorias, perder dias e dias estudando, desde o simples princípio de como ligar uma câmera até qual lente usar para tal situação a ser fotografada. Assim como qualquer outro profissional, o fotógrafo não é apenas aquele que aperta o botão e dispara o flash. Ser fotógrafo envolve muito mais.
Para ser um profissional dessa área é preciso estudar muito e se dedicar pra valer ao que quer, ou você será só mais um com uma câmera bacana. E é aquela velha história o que faz o fotógrafo e ele mesmo e não sua câmera.
Mais sobre a profissão:
Quanto ganha: O salário médio inicial de um fotógrafo é R$ 1.500, mas depende da área. Há profissionais que recebem por trabalho realizado, que pode chegar a R$ 400 por uma saída de três horas.
Precisa gostar de… Arte! Além disso, tem que ter visão para conseguir olhar a cena e ver o que pode ficar bacana ou não.
Onde trabalhar: Em jornais, revistas, livros, agências de publicidade, gravadoras, empresas e estúdios fotográficos.
Faculdade ou curso de fotografia: Há duas opções: bacharelado, que dura quatro anos, e técnico que leva em média dois anos. Os dois cursos possuem aulas teóricas e práticas. Entre as disciplinas estão: história da arte, história da fotografia, teoria da comunicação, forma e composição, filosofia da imagem, fotografia publicitaria, digital, de eventos, direção fotográfica e fotojornalismo. Há aulas também em laboratórios de revelação.
Dica! É importante estar sempre se atualizando. Há muitos workshops e cursos de curta duração com temas específicos.
E então quem aí quer ser um fotógrafo(a) profissional? Eu gosto muito de fotografia mas acho que não a ponto de trabalhar com isso. Ah quem quiser saber mais sobre alguma profissão, deixe nos comentários que vou tentar fazer um post sobre. Beijos!
Fonte: 12.
Créditos: Bruna Brito
Anúncios