Tags

,

Hoje vim aqui para desmitificar essa de que “só se pode tirar fotos lindas, se tiver uma câmera, caríssima” então trouxe aqui algumas dicas e aplicativos bem legais para vocês olharem.

MINI LENTES:

As lentes embutidas dos celulares têm uma distância focal equivalente a uma 50mm em uma full frame, ou seja: oferecem um ângulo de visão bem versátil. Mas para conseguir pontos de vista diferentes existem essas pequenas lentes que transformam a lente padrão em Fish EyeGrande Angular e Macro:

Com essas lentezinhas se pode conseguir resultados super criativos e que muitas vezes me deixam com inveja. Veja abaixo exemplos de uso de cada uma. Duvido que à primeira vista você diria que é foto de celular:

1. Lente Macro (+ Filter Storm) | 2. Lente Fish Eye (+ Instagram) | 3. Lente Wide (+ Pro HDR)

• Você pode comprar lentes como essas em sites de bugigangas chinesas como PhotojojoDealExtreme e Ebay. O preço fica em torno de 20 dólares por lente.

CAMERA +:

Sua maior vantagem é poder ter controle sobre a área de foco e a trava de exposição separadamente, dando bem mais controle sobre o resultado que você quer. Ele também tem Timer, Multiburst, um estabilizador e filtros (que são pagos à parte, infelizmente.)

• Camera +: U$ 0,99 – Compre na App Store. O App Camera Awsome é bem parecido e é grátis!

Pro HDR:

Este com certeza é um dos melhores aplicativos para turbinar a câmera do iPhone:eu sou viciada nele e não é por menos. Com o Pro HDR dá pra fazer HDRs verdadeiras (não aquela fakezinha que já vem no aplicativo de Câmera) e o resultado fica realmente impressionante. Muito mais fácil do que fazer uma HDR de verdade, por sinal.😉 A foto já sai assim da câmera…

O aplicativo tem uma versão mais rápida (que faz a foto rapidinho e tem uma qualidade mais baixa) e uma versão mais demorada (que resulta em imagens consequentemente melhores.)

• Pro HDR: iPhone e iPad – U$ 1,99 – Compre na App Store.

SLOWSHUTTER:

Um efeito super interessante de se fazer com câmeras mais robustas são efeitos de longa exposição. Sabe quando aquela cachoeira fica parecendo um véu? Então… Teoricamente não dá pra fazer isso com câmeras de celular por limitação de hardware. Mas o pessoal que criou o aplicativo SlowShutter deu um chapéu na limitação e conseguiu oferecer essa possibilidade.

Como provavelmente o aplicativo permite esses efeitos por meio de soma de várias fotos (e não uma longa exposição verdadeira) não dá pra usá-lo em situações de pouca luz. Mas já dá pra criar efeitos interessantes e até Light Painting!

• SlowShutter: iPhone e iPad – U$ 0,99 – Compre na App Store.

OBS: naturalmente essas dicas valem para fotos pessoais – não preciso nem dizer que a qualidade de fotos de celular é o suficiente para uso na Web e pequenas Impressões, mas não muito além disso.