Tags

, , ,

Agora que as aulas voltaram nada mais justo do que compartilhar um tutorial de fichário. O Tutorial pertence a Melina, do A Series Of Serendipity, e eu fiquei encantada, não vejo a hora de fazer o meu!

 

Ok, vamos aos materiais:

1. Fichário do tamanho que você quiser (eu escolhi o pequeno) *também pode ser caderno, pasta, agenda, caixas*

2. Tecido (o que eu comprei é de tricoline, mas pode ser popeline também)

3. Tesoura, pincel e rolinho

4. Cola Cascorez rótulo azul

Para deixar mais trabalhado e caprichado há várias opções baratinhas de material:

5. Fitas de diversos tamanhos e tipos (amo amo amo fitas)

6. Fitinhas trabalhadas autocolantes (muitos modelos fofos)

7. Botões *-*

8. Plaquinhas de madeira para você escrever e decorar (:

Tentei reduzir ao máximo o número de passos pra não ficar muito repetitivo, mas…😛

1. Posicione o fichário em cima do tecido e comece a forrá-lo para calcular a quantidade de tecido;

2. Faça um corte com a tesoura e rasgue com a mão para não correr riscos de ficar torto;

3/4. Forre todo o fichário e confira se não sobra ou falta tecido.

5. Passe uma quantidade generosa de cola com o pincel (eu gosto de começar pela parte de dentro);

6. Espalhe com o rolinho sem pressionar muito, apenas para não deixar nenhum lugar com mais cola do que outros;

7. Coloque o tecido em cima e aperte bem com as mãos para não ficar nenhuma parte ”levantadinha”;

8. Vire o fichário e comece a fazer o mesmo do lado de fora.

** Dependendo do tecido e da cor do fichário, dá para perceber que a estampa original dele influencia e modifica a cor do tecido. Caso isso aconteça, é bom pintar de branco todo o fichário antes de colar o tecido. No caso do meu, o verde influenciou um pouco na cor, mas eu quis que ficasse assim para deixar um tom diferente🙂

Importante:

A. Passe cola em TODOS os lugares. Não esqueça dos cantinhos!

B. Pegue um pratinho para apoiar o pincel e o rolinho😛

C. Estique bem o tecido na hora de colar!

** É importante verificar se nenhum canto ficou com o tecido descolando. Se ficou, é só passar mais cola e pressionar bem🙂

Detalhes: Eu escolhi usar uma fita chamada passa-fita de algodão com uma fitinha verde para contornar o fichário em cima e embaixo, mas aí vai da criatividade de vocês🙂

1. Passa-fita🙂

2. Passador de fita e de elástico. Usei para passar a fita verde no passa-fita, mas quem não tiver esse passador pode usar um grampo de cabelo!

3. Seja bem generosa na hora de passar a cola e pressione bem a fita!

4. Ficou assim (:

Dica!

Na hora de colar as partes de cima e de baixo, minha mãe me deu a dica de cortar o tecido da forma que está aparecendo nas fotos da montagem acima. Assim não fica muito ”gordinho” o tecido naquela parte do fichário🙂

Passe uma boa quantidade de cola e pressione bem na hora de colar de modo a tirar o excesso!

Acabamento interno:

Colei uma fita do tipo gorgurão na cor creme em todas as partes em que aparecia a emenda.

Enquanto estava fazendo o fichário, várias ideias começaram a surgir e acabei me empolgando em acrescentar mais detalhes:

Coloquei uma fita de rendinha nas partes laterais internas dele *-* achei que ficou tão encantador!

Pintei uma plaquinha e contornei ela com redinha (pra prender a fita de renda eu usei uma fita dupla-face). Depois que ficou pronta colei na lateral *-*

Ficou assim (: